sexta-feira, 8 de maio de 2009

A língua do silencio...

Lendo uma frase esta noite resolvi voltar a escrever depois de muito tempo, estava um pouco distante, refletindo sobre meus objetivos pensando no meu futuro, pesando em uma balança duvidosa os prós e contras da vida. Durante essa fase que vivi achei que Deus não falava mais comigo, cheguei a achar que estava totalmente fora daquilo que Deus tinha para minha vida. E pergunto quem é que nunca se sentiu assim diante do Silencio de Deus?
Silencio este que para quem passa por ele parece que dura uma eternidade, parecem que os minutos viram dias e os segundos se transformam em longas horas, tudo isso por que estamos acostumados a ouvir constantemente muitas coisas, mas preferimos com certeza ouvir somente as que nos agradam, e quando ouvimos algo que nos confronta e vem contra o que achávamos correto ficamos tristes e magoados com quem as disse. Muitas vezes até lágrimas caem de nossos olhos quando nos lembramos dessas frases. Pois afinal de contas quem é que gosta de ser confrontado?
E quando li essa frase algo aconteceu comigo, pude então entender muitas coisas sobre a condição que estou passando, o Espírito de Deus trouxe algo ao meu coração, e como sempre digo o Espírito de Deus fala como , quando e onde quiser, e foi sentado em frente ao computador que ele falou comigo.
Vou revelar a frase que li, mas antes gostaria que você pensasse se gostamos de tudo o que ouvimos?
Tenho muita certeza que não, por isso muitas vezes o silencio de Deus acontece. Vamos logo a essa tão esperada frase que abriu a minha mente.
"Só entendi o valor do silêncio no dia que resolvi calar para não magoar alguém."
Somente após ler essa frase pude entender o silencio de Deus. Ele ocorre não por que Deus deixou de nos amar, e muito menos por que estamos longe Dele, mas o silencio de Deus ocorre para não nos magoar.
Isso mesmo, não nos magoar, pois nós colocamos falsas esperanças em coisas que não são os propósitos de Deus, sonhamos sonhos que não são os de Deus, queremos receber algo que Deus sabe que não será bom Ele nos dar, Queremos ouvir simplesmente um sim para todas as nossas petições, queremos um Deus “GENIO DA LAMPADA” que realiza todos os nossos pedidos. Mas nos esquecemos que os servos somos nós, que Ele é quem sabe o que será bom para as nossas vidas, Ele que sabe a hora certa de agir, Ele que sabe qual petição atender, nos esquecemos que Deus é ELE e não nós.
E por esse Deus nos amar tanto, muitas vezes o silêncio se torna a melhor opção para não ferir aqueles a quem Ele mais ama. NÒS.
Refletindo sobre isso posso dizer que o silencio de Deus fala com aqueles que estão dispostos a ouvir.
Que Deus te abençoe
Prº Eduardo Costa

Vencendo a sí mesmo

Em um mundo onde somos obrigados a vencer tantos obstáculos e dificuldades, onde competimos com outras pessoas o tempo todo, seja na esfera profissional, familiar e até eclesiástica, onde somos confrontados o tempo inteiro pelas setas do Inimigo de nossas almas. Esquecemos de que um dos principais adversários a ser vencido é o mais difícil, talvez sequer saibamos que ele era necessário ser vencido.
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”
(Jeremias 17.9 R.C)
Analisando este texto aprendemos que o principal adversário a ser vencido somos nós mesmos.
Pois apesar de nossa Imago Dei (imagem de Deus), ainda existir embora corrompida, o pecado impera em nossas vidas, não por algum motivo individual, mas ocasionado pela queda, pois o pecado passou a dominar sobre a raça humana, como vemos em Gn. 4.7
“Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.” (Gn. 4.7 R.C)

Para melhor interpretação desse texto gostaria de trazer a versão da Bíblia Pastoral das Edições Paulinas.
“ Se você agisse bem, andaria com a cabeça erguida,mas se você não age bem o pecado jaz a porta,como fera acuada,espreitando você. Por acaso será que você pode dominá-la?” (Gn. 7.4 Edição Pastoral Edições Paulinas)
Podemos analisar que essa luta é uma constante em nossas vidas, mesmo que por muitos, muitas vezes ignorada. Mas o fato de ignorar este adversário não o faz deixar de existir.
Todo o dia ao acordarmos começou a luta com esse Adversário (NÒS MESMOS), os primeiros pensamentos do dia muitas vezes não são aqueles que deveríamos pensar, ou as primeiras atitudes não são a que deveríamos tomar, mas mesmo assim fazemos, e tomamos atitudes erradas, e colocamos a culpa sobre o inimigo de nossas almas, não querendo o exaurir de alguma culpa, mas na maioria dos casos pecamos contra o Senhor por não conseguirmos vencer a nós mesmos. Vencermos nossa CARNE, que grita que berra e clama por pecado, que nos tenta afastar de Deus.
Até agora vimos que na maioria das vezes o pecado é originado em nós mesmos, mas para revertermos toda essa história de erros e perversidades é necessário reconhecermos nosso Adversário. Nós mesmos.
Fazendo assim somos capazes de chegar diante do Pai e clamar-mos: Pai ensina-nos a livrar-nos de nós mesmos, ajuda-nos a vencer nosso principal adversário, dáí-nos forças para fazermos o certo, e coloca em nós um coração igual ao Teu.
Ajuda-nos a vencermos essa fera que está acuada dentro de nós a espreita esperando uma falha nossa.
Fazendo isso alcançaremos graça aos olhos do PAI, e seremos fortalecidos, e venceremos esse adversário tão difícil de ser vencido.
Que Deus te abençoe e te fortaleça nessa constante batalha.

Eduardo David Costa

Mudando o amanhã

Vivemos algo diferente neste final de ano , mas infelizmente é algo que sempre acontece, começamos a lembrar do que fizemos ou deixamos de fazer, conquistamos ou deixamos de conquistar, amamos ou deixamos amar, resumindo passamos por algumas semanas de saudosismo desenfreado, relembramos de como foi o nosso ano inteiro e depois começamos a pensar no próximo ano.
Essa é a parte mais alegre no final de ano, planejar o próximo ano, traçar metas, impor prioridades, relacionar os desejos que queremos realizar, pensamos em comprar um carro novo, mudar de casa, fazer um regime, mudar o guarda roupa, nos dedicar mais a família, passar mais tempo com os filhos, começar a estudar, eu poderia citar uma centena de pensamentos que pairam a nossa cabeça. Temos planos fantásticos para o amanhã, e vivemos desses planos, alimentamos esses planos e se possível até emolduramos nossos tão belos planos.
Mas raramente isso se concretiza, mas por que isso acontece?
Pois pensamos somente no amanhã e esquecemos que para o amanhã acontecer preciso mudar o meu hoje.
É mais ou menos assim hoje estamos numa quarta feira e, percebemos que estamos um pouquinho “acima” do peso, ao invés de tomar uma atitude hoje mesmo pensamos assim: Segunda eu começo um regime, mas chega a segunda e ...... nada de regime.
Estamos com as notas ruins no colégio, pensamos assim: Ano que vem será diferente terei as melhores notas da sala, mas chega o próximo ano e ..... nada as notas continuam ruins.
Temos um carro que era novo mas devido ao nosso mal cuidado acabou ficando meio “ velhinho”, e pensamos assim: Quando tiver um carro novo vou cuidar dele com carinho, mas chega o carro novo e ..... nada continuamos igual a antes.
Quem nunca passou por isso?
Mas algo que gostaria de deixar para reflexão é a necessidade de mudar o agora.
Para viver um amanhã melhor precisamos mudar o nosso AGORA, vamos começar a amar mais, a passar mais tempo com a família, a cuidar da nossa saúde, a poupar para a compra de um carro novo vamos começar a mudar o nosso futuro hoje.
Vamos começar uma nova vida a partir de hoje.
Não deixe para amanhã a chance de mudar o seu futuro, faça – nos uma visita hoje e mude por completo a Sua vida, pois Jesus quer mudar o seu futuro , para um futuro de bênçãos e vitórias.
Que Deus os abençoe.
Pr. Eduardo Costa

A Capa do Cristão Herói.

Meditando na palavra do Senhor no texto de Mt. 9. 9-13.
Penso que hoje em dia não é muito diferente. É-nos ensinado que ter problemas, defeitos , falhas e tantas outras coisas negativas, representa o pecado em nossas vidas. Que um cristão genuíno é uma pessoa recoberta com uma capa de super herói.
Quantas e quantas vezes nos vemos dizendo que uma pessoa está doente, pois não crê em Deus, que existe uma falta de confiança nas promessas. É impossível negar, que o nosso Deus é um Deus de milagres, de curas e de maravilhas. Essas maravilhas também devem fazer parte do nosso cotidiano. Mas e quando isso não acontece? Quando sofremos alguma enfermidade sem cura, ou quando por algum acidente um pai perde um filho, ou quando somos assaltados poderia citar tantas outras coisas que acontecem normalmente na vida de pessoas fies a Deus.
O que dizer a respeito disso? Dizer que essas pessoas são inferiores em sua fé?
Vemos o Senhor Jesus nos explicando o verdadeiro significado de sua vinda a essa terra, quando no inicio de seu ministério ele dentro de uma sinagoga revela o seu ministério dentro de Isaias 61.
Ele veio para libertar ao cativo, curar o doente, veio para aqueles que necessitavam dele.
É isso que ele expõe aos Fariseus quando indagado por sua permanência com pecadores, num jantar na casa de Levi, ele nos revela que ele veio para os que necessitavam Dele.
Vemos em algumas igrejas, pastores se gabarem que não tem problemas em suas vidas, que não ficam doentes a inúmeros anos, que sua família não tem problema nenhum, uma capa de super herói. Infelizmente só uma capa.
Capa essa que nos mostra ainda mais a sua fraqueza, nos mostra que existe algo a ser escondido, pois afinal, a necessidade de usar uma capa é esconder o que tem por debaixo dela. Pois Clark Kent usa sua capa de SUPERHOMEM, para esconder que ele é um homem normal, Bruce Wayne usa a sua capa de BATMAM para esconder que por trás do herói também tem um homem normal, e nós cristãos usamos uma capa de SUPERCRENTE para esconder que debaixo dela existe um pecador, alguém que tem falhas, medo, dificuldade.
Só viveremos a autenticidade de cristo em nossa vida, quando mostrarmos que somos falhos, somos pecadores, ficamos doentes, temos problemas com nossa família, somos afligidos, somos tentados, só assim permitiremos que Cristo exerça o papel para o qual Ele foi enviado. Pois enquanto estivermos como os fariseus apenas achando que os outros são os pecadores, veremos o milagre apenas na terceira pessoa, seremos pessoas cheias de experiências de Deus na vida dos outros. Deus quer agir em nossas vidas, quer nos salvar do pecado, quer nos libertar do cativeiro, quer sarar nossas feridas, quer trazer alegria em nossas vidas, mas para que isso acontece teremos que assumir que necessitamos desse agir, reconhecer que precisamos Dele, que somos pecadores, doente e temos falhas, mas com a ajuda dele conseguiremos vencer nossas dificuldade, nossos problemas.
Daí sim, poderemos arrancar nossas capas e mostrar quem realmente somos.
Pessoas sendo moldadas pelo Cordeiro, pessoas que estão em transformação, pessoas que com a ajuda de Cristo estão vencendo suas dificuldades.


Que Deus te abençoe.
Ev. Eduardo David Costa