terça-feira, 26 de agosto de 2008

Aprendendo a perdoar-se


Aprendendo a perdoar-se

Gostaria de propor algo diferente nesse artigo. Pois além de reflexão é necessário ação!
Algo que todos os seres humanos são sucetiveis é o erro, todos sem exceção. E algo que incomoda grande parte da humanidade é a culpa por ter errado.
Não entrando em muitos detalhes, mas existe uma série de fatores que nos levam ao erro, citarei apenas alguns, mas tenho certeza que muitos outros ficarão de fora.
Um dos fatores que induz o homem ao erro é a tentação, todos nós sofremos tentações em algumas áreas de nossas vidas, áreas diferentes um dos outros, mas algo que é inegável é que todos são tentados. Uns na área sentimental, e essa é uma área que nos leva a carregar culpa por muito tempo. Outros na área financeira, não conseguem se preocupar com outra coisa se não com o dinheiro, às vezes, esquecendo até de sua própria família, como vemos muitos casos na TV, onde por causa de dinheiro parentes matam os próprios parentes, isso também é um motivo de carregar culpa. Ainda outros são tentados pela mentira, um dos mais comuns hoje em dia, pois não resistem a contar uma mentirinha, em muitos casos mentiras banais, isso também é outro motivo que nos leva a Culpa.
Que erramos é fato, mas e quando nos arrependemos? Por que ainda sentimos culpa?
Vivemos em uma sociedade onde não há margem para erros, onde somente o perfeiro é aceitável, nada mesno que isso é esperado, mas isso é algo que muitas vezes é inalcançável, muita vezes não todas às vezes, pois por mais que tentamos manter uma aparencia de perfeitos, em alguma área erramos isso traz ao ser humano culpa por não ter conseguido atender as espectativas, por ter sido mesnos do que os outros esperavam.
Outro grande motivo para haver culpa, mesmo depois do arrependimento é o fato do ser humano, não conseguir esquecer-se dos erros. Isso é muito latente no meio evangélico, onde quando uma pessoa erra, ela está condenada para sempre, aquele pecado será uma marca na vida dela. Será lembra e reconhecida por ele, infelizmente isso é verdade.
Mas existe alguém que mesmo quando erramos e nos arrependemos, apaga nossos erros e começa uma nova história, que não se lembra dos nossos erros, mas sim de nossos acertos. Esse alguém é o nosso Deus.
Em sua palavra Ele nos revela o quanto nos ama descrevendo que os nossos pecados, erros e falhas confessados, são lançados no mar do esquecimento, que nunca serão jogados em nossa face.
Mas não estou aqui dizendo que pelo fato de arrepender-nos as conseqüências não virão sobre nossa vida. As conseqüências com certeza virão, é o preço a ser pago pelo pecado, mas não um preço total, pois com o pecado merecíamos a morte, mas Cristo pela graça nos concedeu a vida.
Sabendo que Deus nos perdoa, gostaria de expor a necessidade de também nos perdoarmos, de começarmos uma nova vida, fazer o certo a partir de agora, mudar de atitude.
Se até aqui você não sabia que alguém era capaz de lhe perdoar, saiba, Deus enviou seu filho para morrer em seu lugar para lhe conceder o perdão, e que esse perdão apaga toda e qualquer mancha que possa haver em sua vida, independente da gravidade.
Ele te ama e morreu por você, por isso arrependa-se e comece de novo.


Que Deus te abençoe
Ev. Eduardo David Costa

Nenhum comentário: